13 de janeiro de 2020
Em primeiro lugar, é preciso entender que seu filho não está tentando te deixar louca (embora as vezes ele consiga). As crianças com idade entre sete e oito anos estão experimentando um sentimento de controle sobre suas próprias vidas e elas acabam se concentrando, de forma exagerada, no mundo ao seu redor e nas coisas interessantes que acontecem por lá, como escola com os amiguinhos, as modinhas e os esportes. Esse seu novo comportamento enlouquecedor tem mais a ver com o que ele sente sobre si mesmo, do que sobre o que sente por você.
E porque a criança se comporta dessa maneira? Essa é a forma dela lidar com as novas pressões e responsabilidades da sua vida. Nessa fase a grande maioria das crianças passam a maior parte do dia na escola seguindo instruções dos professores, e com toda certeza a escola é mais exigente do que os pais e eles acabam tendo menos oportunidades de exercer as suas próprias escolhas.
Eles se sentem mais seguros em casa, porque é o lugar onde eles estão mais propensos a se afirmar e ter o tempo necessário para relaxar. Muitas vezes, a forma de fazer isto é agindo como se seus pais não estivesse presente naquele momento. Mas não se desespere, com essas dicas você pode recuperar a atenção de seu filho, sem gritos e sem perder a paciência, confira.
Chamar a atenção do seu filho gritando, só vai aumentar a tensão. Lembre-se que ele está apenas agindo de acordo com sua idade. Se você tem algo importante à dizer ao seu filho, evite falar quando ele estiver vidrado na TV ou tablet. Outro detalhe importante, após dada as instruções peça que ele as repita, isso ajuda muito a criança a lembrar o que ele precisa fazer.
Chamar o nome de seu filho repetidas vezes só vai te deixar cansada e no máximo com dor de garganta. Ao invés de ficar pedindo sem parar, você pode dizer:
“Vou te pedir mais uma vez para colocar seus sapatos, mas se você não colocar, vou ligar o carro e ir sem você.” Você pode usar um cronômetro, E dizer ao seu filho: “Estou marcando três minutos para você parar de jogar e colocar suas roupas”. Reforce o aviso de três minutos com uma recompensa: Por exemplo “Depois de colocar suas roupas, você pode usar o tablet por mais 15 minutos antes de ir pra cama. Se ainda assim ele não prestar atenção, o próximo passo seria tirar o tablet.
Antes de iniciar a luta tentando ser ouvida por seu filho, avalie se o seu pedido é realmente importante. Tenham em mente que seu filho é mais propenso a ouvir e cooperar quando eles sentem que os pais estão pedindo algo realmente importante.
Como você já sabe, é surpreendentemente fácil para crianças entre 7 e 8 anos de idade ignorar o que você diz. Mas alguns pequenos detalhes podem fazer muita diferença como, um simples toque no ombro, isso vai tirar a atenção dele, outra opção é você se colocar fisicamente entre ele e o que está prendendo sua atenção.
Quando seu filho pede sua atenção, você realmente presta atenção no que ele esta dizendo? Às vezes, as crianças não dão importância aos nossos pedidos por sentirem que ninguém está prestando atenção nela. Muitas vezes, ficamos tão ocupados com nós mesmos que não nos concentramos nas coisas que nossos filhos consideram importantes, mas essas pequenas coisas pra nós, podem ser as coisas mais importantes na vida dele. Quando as crianças se sentem compreendidas e respeitadas por você, elas se tornam muito mais propensas a ouvir o que você tem a dizer á ela.
O seu filho também se comporta assim? Deixe seu comentário ou duvida e vamos conversar!
DESIGN MY WISHES GALLERY | PROGRAMAÇÃO WEBONFOCUS
Deixe um comentário