3 de fevereiro de 2020
O tapa representa uma violência, afinal a criança sente dor. E de um modo geral, ela não consegue relacionar o motivo da violência ao porque de ela está apanhando. Além de gerar traumas, a criança ainda aprende que a agressão é um meio para resolver seus conflitos.
Dificilmente você vai encontrar um adulto com lembranças boas de um tapa. E o registro na memória definitiva varia de acordo com o vínculo afetivo estabelecido com os pais. Antigamente, a palmada era usada de forma habitual. E o adulto de hoje que apanhou quando criança, pode entender que só é possível educar dessa forma, transmitindo os valores de violência e agressão para suas futuras gerações.
E pra quem pensa, ” eu fui criado à base de palmada e não tenho traumas. Por que, então, bater no meu filho pode prejudica-lo?
É impossível prever como um tapa será recebido por uma pessoa. Há quem seja mais tolerante e outros que sofrem mais. Bater no seu filho é reconhecer sua impotência diante de tal atitude. Dessa forma você mostra claramente que perdeu o controle de si mesmo e que a agressão é a única maneira de manter sua autoridade.
E como consequência das palmadas a criança, além de não entender por que está apanhando. Pode sentir raiva do adulto e aprender que usar a força física é um meio aceitável para conseguir o que quer. Dessa forma ela gera conflitos na escola, onde acaba batendo nos amiguinhos.
E a criança ainda pode, ter outros problemas no futuro, como ter dificuldades para respeitar autoridades e receber ordens. Já que ela obedecia, para não apanhar ou somente depois de levar uns tapas. Assim, na ausência do castigo físico, perde as referências de até onde pode ir.
Como agir quando as crianças ultrapassam os limites?
A questão é colocar os limites claramente para as crianças antes mesmo que eles precisem ser usados. Os tapas não são capazes de corrigir as falhas na educação. E antes que você pense em substituir a palmada pelo grito, saiba que também não adianta. Esse é um tipo de agressão verbal, por isso, tem praticamente o mesmo efeito que a violência física. Estudos mostram que as crianças que apanham têm mais chance de se tornarem adultos deprimidos, de tentarem suicídio, de abusarem do consumo de álcool e de usarem drogas ilícitas.
Essa é uma questão muito séria e precisa ser analisada com muita responsabilidade, já que as consequências principalmente ao longo do tempo, podem ser desastrosas.
Se você ficou com alguma dúvida ou quer dar a sua opinião sobre esse assunto, escreva aqui nos comentários, vamos conversar!
DESIGN MY WISHES GALLERY | PROGRAMAÇÃO WEBONFOCUS
Deixe um comentário