A fase dos “Porquês”.

11 de abril de 2018

 

Você já se questionou sobre o motivo das crianças perguntam “por que” tantas vezes?

Mesmo quando adultos, questionamos o “porquê” de muitas coisas que não estão sob nosso controle. Para as crianças, as perguntas “por que” ajudam a entender o mundo ao seu redor, sobre o qual elas estão apenas começando a aprender. Essas perguntas “por que” também ajudam a estimular e acelerar o aprendizado. Nossas respostas adultas são cruciais. Então, a grande questão é: Qual é a sua resposta às perguntas sobre o porquê?

 

A curiosidade inata das crianças desempenha um papel importante em suas perguntas. A curiosidade sobre o mundo ao seu redor ajuda a construir conceitos, habilidades, vocabulário e compreensão do desconhecido. Nós pais  podemos ajudar a canalizar essa curiosidade,  promovendo o aprendizado de maneira positiva.

 

 

 

Então, como podemos apoiar a necessidade de saber das crianças?

 

Quando nossos filhos pequenos perguntam “por que”, o ideal seria darmos uma resposta imediata e direta, seja ela curta ou detalhada. 

 

Às vezes, uma resposta simples e informativa é tudo o que é necessário no momento. Por exemplo, seu filho pergunta: “Por que esse gato tem pêlo?” Sua resposta pode ser sucinta e objetiva: “O gato tem pêlo para se manter aquecido”.

 

 

Esta é uma resposta totalmente suficiente que o ajudará a aprender sobre o mundo.

 

Mas, se você sabe um pouco mais sobre o assunto e seu filho tem um nível mais profundo de interesse e compreensão, honre o interesse dele e tente oferecer uma resposta mais detalhada, como: “O gato tem pelo para se aquecer.  Os gatos são mamíferos, assim como nós, e os mamíferos têm cabelo ou pêlo. Nós temos cabelo, os gatos têm pêlo.”

 

 

Você também pode aprofundar o pensamento do seu filho retornando  a pergunta “por que” para que ele tenha que pensar a respeito e apresentar sua própria resposta.

 

Por exemplo, sua primeira resposta à pergunta “por que” do seu filho pode ser: “Por que você acha que ele tem pêlo?”. Depois, deixe ele responder com uma resposta original.

 

 

Uma segunda pergunta de alta ordem para o seu filho poderia ser: “Por que você acha que muitos animais têm pêlo?  Novamente, deixe seu filho responder com uma resposta original.

 

Fazer com que as crianças pensem e respondam às suas próprias perguntas estimulam sua capacidade de raciocínio. As crianças mais velhas e os adultos se deparam com questões por toda a sua vida cotidiana. E em nosso mundo cada vez mais tecnológico, nossos filhos serão solicitados a resolver problemas que os exigirão pensar por si mesmos. 

 

As primeiras experiências dos nossos filhos perguntando e respondendo “por que” em sua busca para entender o mundo em que vivem, são os blocos de pensamentos mais profundos, que  irão prepara-los para o futuro.

 

Beijos!!! 😘

comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DESIGN MY WISHES GALLERY | PROGRAMAÇÃO WEBONFOCUS

Translate »